NSP - No HHAO

Foi instituído pela RDC nº 36 de 2013 que Institui ações para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

* Criado no HHAO desde julho de 2013.

Objetivos:

* Melhoria contínua dos processos de cuidado;
* Disseminação da cultura de segurança;
* A garantia de boas práticas do funcionamento do serviço de saúde.

Integrantes:

* Enf. Karin Denardi;
* Farm. Patrícia Brocardo;
* Enf. Giseli Vargas;
* Ger. Adriana Bernardi;
* Téc. Seg. Anildo Caetano;
* Enf. Patrícia Ribeiro;

 

 

 

 

NSP - Núcleo de Segurança do Paciente


O NSP tem como uma de suas principais finalidades a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de falhas e a mitigação e/ou eliminação de eventos adversos. Deve ainda ser composto por uma equipe multiprofissional, com ações dedicadas à gestão da segurança; desenvolver e implementar uma cultura de segurança que perpasse por atitudes, crenças e percepções das equipes de saúde, com atuação mútua entre os profissionais; além de fomentar melhoria dos processos de cuidado por meio da gestão de protocolos e fluxo de notificação de eventos.

 

Com o Núcleo de Segurança do Paciente O Hospital demonstra um importante comprometimento governamental para auxiliar na qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, promovendo maior segurança para pacientes, profissionais e ambiente de assistência à saúde.

É função do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intrahospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.

 

12 Passos para a Segurança do Paciente:

  • Identificação Corretamente o paciente;
  • Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde;
  • Melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos;
  • Assegurar segurança cirúrgica – local, procedimento e paciente correto;
  • Higienização das Mãos;
  • Reduzir o risco de quedas;
  • Reduzir o risco para lesão por pressão;
  • Prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência;
  • Segurança no uso de Hemocomponentes;
  • Segurança em materiais e equipamentos;
  • Segurança nas Terapias Nutricionais e Parenterais;
  • Ambiente Seguro.

Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos

Os erros de medicamentos pode ter como consequências o aumento do tempo de internação, procedimentos não previstos, possíveis danos irreversíveis das funções orgânicas do paciente e, em alguns casos, o óbito do paciente.

 

AÇÕES DO HHAO

* Prescrição e dispensação individualizadas – para as 24 horas;
* Identificação das medicações de forma unitária;
* Armazenamento por ordem alfabética, por especialidade farmacêutica, por prazo de validade, armazenamento correto.
* Dupla checagem;
* Padronização de medicamentos;
* Conferência das medicações no balcão;
* Devoluções de medicamentos corretos e (re)armazenados na farmácia corretamente.
* Estabelecimento de Protocolos de Procedimentos de Enfermagem (POP).

 

Títulos HHAO

HOSPITAL ACREDITADO EM CCIH
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, em 2001 - Título concedido pela Secretaria do Estado da Saúde.

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Conquistou em 2001 o Título de "Hospital Amigo da Criança" concedido pela Unicef/Ministério da Saúde.

UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL E MUNICIPAL:
FEDERAL: Portaria nº 988 de 28 de Agosto de 2002.
MUNICIPAL: Lei nº 2.756 de 25.10.1993.

CEBAS
Certificado de Entidade Beneficiente de Assistência Social - Resolução de 30.01.2003.

Contato

  • Fone:
    (49) 3245 - 4600
  • Email:
    juliana@hhao.com.br
  • Endereço:
    Av. Altino Gonçalves de Farias
    1832 89520-000, Curitibanos, SC.